Bogotá: De capital das drogas a ‘Vale do Silício’ da América do Sul

Com economia em expansão, região recebe grandes empresas que apostam em seu potencial de crescimento tecnológico.

Depois de uma época conhecida como a capital das drogas e de grandes índices de homicídio, Bogotá, na Colômbia, se esforça para dar lugar a uma nova era: a que se posiciona como o “Vale do Silício” da América do Sul. Com uma economia em expansão e as projeções ao seu favor, a capital tem recebido grandes empresas da tecnologia como Google, Facebook e Microsoft, que abriram escritórios no local apostando no seu potencial de crescimento tecnológico.

Janeiro se estabeleceu como uma espécie de marco para Bogotá, que recebeu a visita de Mark Zuckerberg para a realização da primeira reunião no exterior do Facebook, e evidenciou o sucesso da Colômbia em seu projeto tecnológico, já que, com a escolha, o fundador e presidente-executivo da rede social preteriu grandes pólos como Pequim, Londres e Dubai. Na ocasião, Zuckerberg foi a Bogotá para anunciar seu plano de levar internet livre à Colômbia.

A mudança de foco na imagem da cidade é atribuída à diversificação da economia e à abertura política do país para o investimento estrangeiro. Os números impressionam: as exportações dos EUA para a Colômbia aumentaram quase 400% desde 2003. Embora sua economia ainda se apoie na exportação de petróleo, café e açúcar, o crescimento da tecnologia e outros setores de serviços disponta como o principal motivo pelo qual as empresas americanas estão indo para a Colômbia. Prova disso é que a indústria tecnológica do país cresceu 177%, um volume de US$6,8 bilhões, entre 2007 e 2012, de acordo com o governo. Outro dado que contribui para que a imagem de capital de homicídios fique para trás é que, embora esta ainda seja alta, de acordo com o governo, ela hoje se mantém ao nível mais baixo em uma década.

Dentre os posicionamentos estratégicos do país também constam a assinatura de acordos comerciais com os EUA, Canadá e Europa, além da participação na Aliança do Pacífico, grupo comercial latinoamericano que busca integração econômica e comércio livre com a Ásia.

MERCADO EM CRESCIMENTO

Segundo previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia colombiana deve triplicar de tamanho em relação a uma década atrás neste ano. A saúde financeira do país reflete na classe média que em dez anos cresceu em 50%, de acordo com relatório do Banco Mundial — o que também tem atraído a atenção das empresas americanas.

— As Fords, GMs, Mistsubishis veem a Colômbia como um mercado em crescimento. As pessoas têm dinheiro para gastar — argumentou o vice-presidente da organização Council of the Americas Eric Farnsworth à “CNN Money”. — Há muito espírito empreendedor na Colômbia.

COLOMBIANOS APOSTAM SUAS FICHAS NO PAÍS

E não são só as multinacionais que têm feitos suas apostas no país, mas os próprios colombianos.

Em entrevista ao “CNN Money”, o executivo Rene Rojas lembrou dos dias de tráfico de drogas ilustrados pela figura de Pablo Escobar, traficante que foi morto a tiros pelos policiais colombianos em 1993, mas disse acreditar que a cidade está muito diferente hoje em dia. Com a HubBOG, uma empresa que se instalou no mercado colombiano há cinco anos e que se autodenomina como um “campus de startups”, permitindo que empresários de tecnologias testem suas ideias, ele é um exemplo de empresário do país que ajuda a emergir o cenário tecnológico em Bogotá. De acordo com a publicação, nos últimos dois anos a empresa formou 46 empresários a partir do programa de HubBOG, com a previsão de formar 105 startups neste ano.

— Estamos crescendo muito rapidamente — disse Rojas a “CNN Money”. — Temos uma economia atraente... É um país com muito investimento.

Em meio a euforia em relação à projeção econômica do país, no entanto, é preciso lembrar que a Colômbia ainda tem preocupações internas que podem afetar o futuro do país, especialmente no que se refere ao processo de paz pelo qual o governo e as forças rebeldes das Farc têm passado. Embora, ao que parece, esse é um impasse que caminha para se resolver em breve.


Fuente: 13/03/2015 – O Globo

Recuerde que en www.negociosenbrasil.es como consultora en internacionalización puede encontrar información práctica sobre el mundo de los negocios en Brasil – policitas sociales y económicas, información del mercado, consejos sobre inversión, implantación y oportunidades de negocios en el mayor país de América Latina. 

Autor: David Gasull – Asesor experto en comercio exterior y estrategias de internacionalización

Comentarios

Entradas populares

Linkeding

Twitter

Motivo del Blog

Motivo del Blog
La intención de “Negocios en Brasil” es que aporte información real y práctica contando lo que he ido aprendiendo y lo que vivo. De tal forma que pueda aportar o ayudar a cualquier persona que quiera realizar algún tipo de Negocio en Brasil. Hablando de experiencias reales tanto mías como de otros colaboradores y amigos, en el mundo de los negocios en Brasil

Blogs que sigo