Caterpillar se implanta en Sao Paulo



CATERPILLAR VAI REMANUFATURAR MOTORES EM SP.
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, discursa 
antes da assinatura do protocolo entre a Investe São Paulo e a Caterpillar.

A Caterpillar, gigante americana do setor de bens de capital, vai instalar no Estado de São Paulo uma linha dedicada à remanufatura dos componentes de motores usados por máquinas e equipamentos. O projeto - apresentado como uma contribuição ao desenvolvimento sustentável - será divulgado oficialmente hoje durante evento da Rio+20, com a presença prevista do governador paulista Geraldo Alckmin.

Na ocasião será firmado o protocolo de intenções que marca o início dos trabalhos para implantação do novo processo industrial. A empresa diz não ter ainda definido o local onde a unidade será instalada, mas a tendência é que ela fique próxima ao complexo industrial da Caterpillar em Piracicaba, no interior paulista, onde também está a sede do grupo no Brasil.
Esta será a primeira operação de remanufatura da Caterpillar na América do Sul. A tecnologia, contudo, já é usada pela multinacional em operações do tipo em outros países.
O processo de remanufatura - relativamente comum na indústria de autopeças - consiste em desmontar, limpar, inspecionar, restaurar, adicionar peças novas e, por fim, realizar a nova montagem e testes dos componentes que estão no fim de sua vida útil. A redução de custo em relação a um produto novo é de aproximadamente 40%, estima a Caterpillar.
O grupo também não está divulgando os investimentos previstos no empreendimento. Mas, conforme as pessoas próximas ao projeto, trata-se de um montante pouco expressivo quando comparado ao programa de investimentos de R$ 350 milhões em curso no Brasil.
"Não são valores significativos. Primeiro, eles vão testar o mercado. Após isso, esse é um negócio que poderá vir a ter um peso importante", afirma Luciano Almeida, presidente da Investe SP, a agência de fomento aos investimentos em São Paulo.
Entre os projetos tocados no Brasil, a Caterpillar deu início em outubro às operações de sua fábrica de retroescavadeiras e carregadeiras em Campo Largo (PR). Recentemente, começou a produção de locomotivas em Sete Lagoas (MG) - por meio de seu braço ferroviário, a Progress Rail Services.
Paralelamente, trabalha na expansão de linhas em Piracicaba, que ganhou espaço com a transferência de parte da produção para o Paraná. Também em Piracicaba, a Caterpillar inaugurou em março uma linha de geradores para a indústria petroleira.
Em visita ao Brasil em fevereiro, o presidente global da empresa, Doug Oberhelman, mostrou otimismo sobre a demanda dos projetos de infraestrutura e afirmou que o grupo passaria a examinar a necessidade de novos investimentos para fazer frente ao consumo de bens de capital no país.Ç

Comentarios

Entradas populares

Linkeding

Twitter

Motivo del Blog

Motivo del Blog
La intención de “Negocios en Brasil” es que aporte información real y práctica contando lo que he ido aprendiendo y lo que vivo. De tal forma que pueda aportar o ayudar a cualquier persona que quiera realizar algún tipo de Negocio en Brasil. Hablando de experiencias reales tanto mías como de otros colaboradores y amigos, en el mundo de los negocios en Brasil

Blogs que sigo