Jóvenes Españoles cualificados podrán venir a trabajar a Brasil


Jovens trabalhadores qualificados poderão vir para o Brasil
Acordo com Espanha deve ser assinado pela presidente Dilma na próxima segunda-feira

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff deve assinar na próxima segunda-feira, na Espanha, um documento que abrirá caminho para que jovens espanhóis qualificados venham trabalhar no Brasil. Ainda não está certo se este será um tratado definitivo ou um protocolo de intenções. A medida é mais um passo dentro da estratégia do governo federal de criar uma nova política migratória com regras condizentes com os cenários doméstico e internacional do século XXI.

Em vigor há pouco mais de três décadas, o Estatuto do Estrangeiro é considerado anacrônico pelo governo. O relatório com o novo desenho para essas normas está sendo coordenado pela Secretaria de Assuntos Especiais (SAE) da Presidência da República e deve ser apresentado à presidente em janeiro de 2013.
A ideia do Executivo é faciliar o acesso de trabalhadores estrangeiros qualificados ao mercado brasileiro. Hoje, apenas os cidadãos do Mercosul contam com facilidades para entrar no Brasil.

— Os imigrantes são importantes para o Brasil. É a mais eficiente maneira de transferência de tecnologia. Em 1900, o país contava com 7% de imigrantes entre a sua população economicamente ativa, hoje eles não passam de 0,4% — disse ao GLOBO o ministro da SAE, Moreira Franco.

O documento que será firmado com a Espanha pode ser o primeiro de muitos e está na agenda do encontro de Dilma com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy. O governo não descarta, na sequência, entendimento semelhante com Portugal, por exemplo.
A escolha está na afinidade que o Brasil tem com o país. Além disso, o documento pode oferecer aos jovens espanhóis oportunidades que hoje não encontram em seu país, devido à crise econômica.

Uma das nações mais atingidas pelas turbulências externas, a Espanha tem hoje um índice de 50% de desemprego entre a população jovem.
Há uma comissão liderada pela SAE encarregada de montar minucioso diagnóstico sobre a imigração de estrangeiros no Brasil. A comissão analisa a relevância da imigração para o país e sua importância na força de trabalho. 


Comentarios

Entradas populares

Linkeding

Twitter

Motivo del Blog

Motivo del Blog
La intención de “Negocios en Brasil” es que aporte información real y práctica contando lo que he ido aprendiendo y lo que vivo. De tal forma que pueda aportar o ayudar a cualquier persona que quiera realizar algún tipo de Negocio en Brasil. Hablando de experiencias reales tanto mías como de otros colaboradores y amigos, en el mundo de los negocios en Brasil

Blogs que sigo